Biblioteca Mário de Andrade recebe doação do livro “Memórias do Tatuapé”

[et_pb_section bb_built=”1″ fullwidth=”on” specialty=”off” _builder_version=”3.0.76″ background_image=”https://memoriasdotatuape.com.br/wp-content/uploads/2019/02/fundo-pg-curiosidades-abre.jpg”][et_pb_fullwidth_header admin_label=”Fullwidth Header” title=”Biblioteca Mário de Andrade recebe doação do livro “Memórias do Tatuapé”” subhead=”%22… me senti como a criança que chega a um parque de diversões.%22 ” background_layout=”dark” text_orientation=”left” _builder_version=”3.0.76″ header_fullscreen=”off” header_scroll_down=”off” image_orientation=”center” content_orientation=”center” title_font=”|on|||” title_text_align=”left” subhead_font=”|on|||” subhead_text_align=”left” subhead_font_size=”24px” custom_button_one=”off” button_one_letter_spacing=”0″ button_one_icon_placement=”left” button_one_letter_spacing_hover=”0″ custom_button_two=”off” button_two_letter_spacing=”0″ button_two_icon_placement=”right” button_two_letter_spacing_hover=”0″ max_width_tablet=”50px” animation_style=”zoom” header_image_url=”https://memoriasdotatuape.com.br/wp-content/uploads/2019/03/biblioteca-mario-de-andrade.jpg” button_one_icon=”%%40%%” /][/et_pb_section][et_pb_section bb_built=”1″ _builder_version=”3.0.76″ background_image=”https://memoriasdotatuape.com.br/wp-content/uploads/2019/02/fundo-pg-curiosidades-abre.jpg” parallax=”on” parallax_method=”off”][et_pb_row][et_pb_column type=”4_4″][et_pb_text _builder_version=”3.0.76″ background_layout=”dark” text_font_size=”16″ text_orientation=”center” header_font=”|on|||” header_text_align=”center” border_style=”solid” module_alignment=”center”]

Autor fez questão de entregar o livro na principal biblioteca da cidade e a segunda maior do país.

Verônica Franc

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][et_pb_row][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_text admin_label=”Text” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial” _builder_version=”3.0.76″ background_layout=”dark” border_style=”solid” text_text_color=”#fceb00″]

De acordo com as informações divulgadas na página da Secretaria Municipal de Cultura, “a Biblioteca Mário de Andrade (BMA) é uma das mais importantes bibliotecas de pesquisa do país”. Sua fundação ocorre em 1925, como Biblioteca Municipal de São Paulo, e atualmente é considerada a maior biblioteca pública da cidade e a segunda maior do país. A primeira é a Biblioteca Nacional.

“Foi inaugurada, em 1926, na Rua 7 de Abril, com uma coleção inicial formada por obras que se encontravam em poder da Câmara Municipal de São Paulo, em cujo prédio a Biblioteca funcionava. Em 1937, incorporou a Biblioteca Pública do Estado e, a partir de então, importantes aquisições de livros, muitos deles raros e especiais, enriqueceram seu acervo. O crescimento de seu acervo e serviços ocasionou a mudança da biblioteca para o atual edifício, localizado na Rua da Consolação. Inaugurado em 1942, na gestão do Prefeito Prestes Maia e tendo Rubens Borba de Moraes como Diretor da Biblioteca, o novo edifício, projetado pelo arquiteto francês Jacques Pilon, é considerado um marco da arquitetura Moderna em São Paulo.”

“Quando cheguei à frente daquele grande pórtico, me senti como a criança que chega a um parque de diversões. Encantado que estava, honrado pela possibilidade de entregar em doação um pequeno livro oriundo dos meus estudos e dedicação – levado que fui principalmente pela curiosidade em saber como era antigamente o lugar e a cidade onde vivo – disfarcei de mim mesmo o entusiasmo. Naquele dia, havia uma exposição no hall central da biblioteca. Para lá me dirigi e fiquei admirando os painéis expostos, enquanto me recobrava da sensação de ter um minúsculo compêndio em meio a tantas obras-primas que compõem a Mário de Andrade. Alguém tão humilde como eu, diante de tal possibilidade…”

[/et_pb_text][/et_pb_column][et_pb_column type=”1_2″][et_pb_text admin_label=”Text” background_position=”top_left” background_repeat=”repeat” background_size=”initial” _builder_version=”3.0.76″ background_layout=”dark” border_style=”solid” text_text_color=”#fceb00″]

Patrono

A transferência do prédio da Biblioteca Municipal do singelo prédio à Rua Sete de Abril para o marco arquitetônico no atual endereço, “representou a concretização do plano de Mário de disponibilizar as conquistas do Modernismo e fazer da arte e da cultura um bem comum. Não à toa a Biblioteca recebeu seu nome em 1960. O nome daquele que amou e cantou sua cidade com o mesmo ímpeto com que defendeu sua história”. A Biblioteca Mário de Andrade possui um setor de obras raras e muitas histórias.

O livro “Memórias do Tatuapé – Uma viagem às origens nos séculos XV a XVII” traz outra vez à luz um ato fundamental proposto por Mário de Andrade. Sem ele, estaria perdida parte da história do bairro.

Antes de estar disponível ao público o livro será catalogado e o processo pode demandar algum tempo, informe-se.

Biblioteca Mário de Andrade
Edifício principal
Rua da Consolação, 94
República – 01302-000
Telefone: 11 3775-0002
bma@prefeitura.sp.gov.br
Edifício anexo
Rua Dr. Bráulio Gomes, 125/139
circbma@prefeitura.sp.gov.br

 

 


Fotos: Biblioteca Mário de Andrade / divulgação / Arquivos / Arq

[/et_pb_text][/et_pb_column][/et_pb_row][/et_pb_section]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima